Imunização de Aranhas

Aranhas

Pertencentes à classe Arachnida e ordem Aranaea, as aranhas são outro tipo de inseto que abala o ambiente de uma residência ou empresa. Elas possuem cerca de 60.000 espécies conhecida, entretanto estima-se que este número seja bem maior. Diferente dos insetos, os adultos desta classe possuem quatro pares de patas (enquanto os insetos apresentam três pares), além disso, não possuem asas nem antenas.

Predadoras, as aranhas são importantes seres do ambiente natural e ocupam praticamente todos os habitat disponíveis. No ambiente urbano são encontradas em jardins, contudo, algumas espécies vivem dentro de casas – estas geralmente não causam danos, mas, como tecem suas teias e deixam restos dos insetos que comem – e são consideradas indesejáveis e algumas até mesmo perigosas, pois podem conter veneno.

As principais aranhas que podem causar acidentes ao homem são as aranhas-marrom do gênero Loxosceles, as aranhas armadeiras do gênero Phoneutria e as viúvas negras do gênero Latrodectus. Muitas outras vivem em nossas residências não têm importância médica, tal como, as aranhas de jardim da família Lycosidae, as Pholcidae, algumas espécies de Theridiidae e de papa-moscas como as da família Salticidae, aranhas de teto dentre outras.

No perímetro urbano é muito comum encontrarmos Aranha Marrom e Aranha de Teto. A Aranha Marrom (Loxosceles) também conhecida como “aranha assassina” devido ao seu pequeno tamanho (a fêmea pode ter entre 8 e 15 mm, desconsiderando as pernas) e cor marrom avermelhado ou cor de caramelo. São encontradas atrás de quadros e móveis. Mais ativas no período noturno, tendem a se esconder em roupas sem uso e em lugares escuros com pouca frequência de limpeza.

Deve-se tormar cuidado com a sua picada, pois ela é muito perigosa.  Ao ser picado, a dor não é muito intensa e as pessoas tendem a não se importar, mas depois de 12 horas (em média) a intensidade aumenta, aparecendo depois de vários dias úlceras difíceis de curar ou feridas que deixam cicatrizes terríveis. Já as aranhas de teto (de pernas longas e finas) podem ser toleradas sem medo e requerem medidas mínimas de controle.

Já no perímetro rural ou em jardins e quintais é comum encontrarmos a Viúvas Negras e Aranhas de Jardim. As Viúvas negras (Latrodectus) apresentam uma aparência preta brilhante com triângulos vermelhos em forma de ampulheta na parte inferior de seu abdômen. Este tipo não possui o hábito de entrar em residências, contudo, o contato com o homem é de extremo perigo, pois o veneno da viúva negra contém toxinas que afetam o sistema nervoso. Já as Aranhas de jardim também são conhecidas como “aranhas lobo”. O seu aspecto fisiológico é o seguinte: elas são grandes, peludas, corredoras, às vezes são confundidas com as “tarântulas”. Esta espécie é caçadora e de movimentação rápida e refugiam-se em gramados, escombros, ao pé de árvores, cipós ou em pilhas de lenha. Além disso, não tecem teias e sua picada produz uma dor aguda que geralmente desaparece em poucas horas. O lugar da picada pode mudar de cor e também apresentar feridas com conteúdo seroso. Produz lesões cujo processo de cura é curto, com ciclo rápido de 3 a 4 dias.

A partir disso, a IMUNIPRAGAS produziu uma metodologia para exterminar de vez as aranhas. Nosso serviço de extermínio de aranhas utiliza produtos seguros, que não degradam o meio ambiente e a aplicação não causa desconforto as pessoas localizadas no ambiente. No mais, é importante fazer sempre uma limpeza periódica em quadros e objetos pendurados ou encostados nas paredes e observe também os cantos escuros de sua casa. Manter a dedetização em dia também ajuda o combate dessa praga.

Temos uma dica para você!

Agora que já possui conhecimento de como você poderá ser prejudicado por este animal, a Imunipragas disponibiliza os melhores profissionais em dedetização para tirar suas dúvidas. Clique aqui e deixe sua pergunta ou se você está precisando de nossos serviços, solicite um orçamento sem compromisso. Esperamos por você!